Zeitgeist é um termo alemão cuja tradução é espírito do tempo ou da época. Significa, em suma, o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo ou as características de um determinado período de tempo que definem o ambiente mundial em um período específico da história.

É difícil descrever, com poucas palavras, o Zeitgeist de cada época. Mas certamente, o Zeitgeist de nossa era inclui valores como: conexão, rede (network), inovação, empreendedorismo, intra-empreendedorismo, tecnologia, ESG, foco no seu cliente (cliente final, colaboradores e outros stake holders).

As Empresas que adotarem uma estratégia pautada nesses valores, consistentemente, sairão vencedoras e reconhecidas como aquelas que compreenderam o Zeitgeist da nossa era.

*Em 1769, Herder escreveu uma crítica ao trabalho Genius Seculi do filólogo Christian Adolph Klotz, introduzindo a palavra Zeitgeist como uma tradução de genius seculi (Latim: genius — “espírito guardião” e saeculi — “do século”)

--

--

Juliana Oizerovici

Juliana Oizerovici

I believe in the power of entrepreneurs to change the world. Tech enthusiast, yogguie, globe trotter and extremely curious. A freestyle writer when inspired.