O que é o Estoicismo?

Juliana Oizerovici
2 min readMay 26, 2023

O estoicismo é uma filosofia antiga que teve origem na Grécia no século III a.C. Seus principais representantes foram Sêneca e Marco Aurélio.

Os estoicos acreditavam que o objetivo supremo da vida era viver de acordo com a natureza racional do universo. Acreditavam que essa razão governava o mundo e que cada indivíduo fazia parte de um todo interconectado. O estoicismo enfatizava a importância de viver em harmonia com essa ordem cósmica e aceitar os eventos externos como parte inevitável do destino.

O estoicismo propõe um sistema de pensamento e uma abordagem prática para viver uma vida virtuosa e tranquila, com base em 3 grandes princípios:

Uma das principais ideias do estoicismo é a distinção entre as coisas que estão em nosso controle (internas) e as coisas que não estão em nosso controle (externas), devemos nos concentrar apenas naquilo que está em nosso controle, como nossos pensamentos, emoções e ações, e aceitar com serenidade as circunstâncias externas, como a morte, a doença e a adversidade.

A filosofia estoica também ensina a importância da virtude como o bem supremo. Os estoicos acreditavam que a virtude, definida como a excelência moral e a sabedoria prática, é o único caminho para a verdadeira felicidade e satisfação. Eles enfatizavam a necessidade de desenvolver virtudes como a coragem, a justiça e a sabedoria, e acreditavam que a virtude era suficiente para alcançar um estado de plenitude e realização pessoal.

No estoicismo, também é importante praticar o desapego das paixões e desejos excessivos, cultivar a autossuficiência e manter um equilíbrio emocional diante das adversidades. Os estoicos acreditavam que a chave para a felicidade era alcançar a tranquilidade interior através do desenvolvimento de uma mente calma e racional.

Apesar de ter sido desenvolvida há milênios, a filosofia estoica continua, e vem sendo cada vez mais relevante nos dias de hoje. Suas ideias sobre a natureza humana, a ética, a aceitação das circunstâncias e o cultivo da virtude têm sido aplicadas por muitas pessoas como um guia para enfrentar os desafios da vida e encontrar serenidade e propósito.

--

--